Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nível de reembolso dos sete milhões continua fraco

Cabo Delgado

Apenas 12 por cento de um total de 4,3 milhões de meticais atribuídos no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Distrital, vulgo “sete milhões”, à população do posto administrativo de Mapupulo, distrito de Montepuez, província nortenha de Cabo Delgado, é que foi reembolsado.

Este valor foi atribuído entre 2007 e ano passado, segundo o informe da secretária permanente daquele distrito, apresentado, domingo, ao Chefe do Estado, Armando Guebuza, que desde sábado se encontra de visita àquela província.

“O posto concedeu o fundo de investimento e iniciativa local nos anos 2007 e 2009 aos mutuários no valor total de 4.326.000 meticais, e fizeram-se os reembolsos para a conta de investimento do governo do distrito no valor de 518.750 meticais, o que representa uma realização de 12 por cento”, refere o informe.

O documento refere, por exemplo, que ano passado o Conselho Consultivo do Posto Administrativo de Mapupulo aprovou projectos que culminaram com a criação de 218 postos de emprego fixo e 483 sazonais, e incremento da produção agrícola em 2.564 toneladas de produtos diversos.

Entretanto, apesar de ser notável o impacto criado por este fundo, é também notável a fraca taxa de reembolso desse dinheiro, que, por sinal, é um crédito bonificado atribuído pelo Estado para financiar projectos de produção de alimentos e de geração de emprego.

Num comício em Mapupulo, o Presidente da República, Armando Guebuza, reiterou que os sete milhões não são uma oferta, mas sim um empréstimo que deve ser devolvido pelos mutuários, de modo a beneficiar mais pessoas.

Assim, Guebuza voltou a esclarecer que o conselho consultivo é o órgão que gere os fundos, sendo este o órgão que decide quem deve receber o fundo e como o irá devolver.

A cifra provincial de reembolso do fundo situa-se em apenas 5,2 por cento, de um total de 484,6 milhões de meticais atribuídos a diversos beneficiários até ao ano passado, de acordo com o balanço do Plano Económico e Social (PES) 2009 apresentado sábado passado, em Pemba, ao Chefe do Estado.

“Até 2009, a província de Cabo Delgado obteve um retorno no valor de 25,2 milhões de meticais, de um total de 484,6 milhões de meticais de financiamentos”, refere o balanço do PES, na altura apresentado pelo governador provincial, Eliseu Machava

Segundo Machava, o Governo (provincial) tem intensificado as acções de sensibilização e acompanhamento das actividades dos mutuários, no sentido de reaver os valores ainda por reembolsar.

(fonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário