Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Com os sete milhões: Chókwè aumenta sistemas de regadio

As autoridades do distrito de Chókwè instalaram neste ano cinco pequenos sistemas de rega, numa área de 200 hectares, usando os fundos de investimento de iniciativa local, no valor de sete milhões. A experiência, que já está a surtir o impacto desejado, visa tirar vantagens das enormes potencialidades hídricas que aquele ponto da província de Gaza possui, mesmo fora das zonas abrangidas pelo perímetro irrigado.

Segundo Adérito Mavie, director dos Serviços das Actividades Económicas, 60 porcento dos investimentos foram direccionados à componente agrária, executada por cinco associações do ramo.

O Governo, em sintonia com os conselhos consultivos, encontrou no movimento associativo ligado ao ramo agrário a melhor alternativa para a aplicação do fundo de investimento de iniciativa local. A intervenção incluiu igualmente a aquisição de motobombas, tractores e sementes, que garantem a execução do programa.

As zonas contempladas por este fundo, são as de Machinho, 25 de Setembro, Jodjo, Chate e Chiduachine, onde já se nota, de acordo com a nossa fonte, uma redução significativa dos níveis de insegurança alimentar.Ainda este ano, segundo as autoridades governamentais de Chókwè, está garantida a aquisição de um total de três tractores a serem alocados às associações mais organizadas, por forma a se permitir o reembolso dos fundos já disponibilizados pelo Executivo.O fundo de investimento de iniciativa local está igualmente a ser usado para abertura de represas assim como em actividades de geração de emprego, tendo para o efeito sido garantidos “ kits” para vários empreendedores que trabalham na área de carpintaria.

MUNICÍPIO E GOVERNO DE MÃOS DADAS

Um total de 32 associações agrícolas, trabalhando dentro e fora do perímetro irrigável receberam apoios significativos, com destaque para motobombas, bois para tracção animal, sementes, assim como apoio em tractores para a realização de lavouras, a troco de valores meramente simbólicos.

Trata-se de um contributo, de acordo com os beneficiários, de grande alcance, uma vez
que está a incentivar as actividades, e o aumento substancial dos índices de produção de hortícolas, feijões e cereais, designadamente arroz e milho.Na cintura verde da cidade de Chókwè, a nossa Reportagem constatou o esforço em curso realizado por um grupo de seis associações, em que se encontram agrupados cerca de 400 associados, maioritariamente constituído por mulheres determinadas a buscar alternativas para uma vida cada vez melhor.Para Francisco Chaúque, da Associação Agrária de Chókwè, a disponibilização de sementes, de gado de tracção animal e os apoios nas lavouras contribuíram em grande medida para a melhoria da produção na temporada agrícola finda.“Estamos agora preparados graças a esta intervenção para os desafios da campanha 2007/2008. Gostaríamos de prestar uma palavra de agradecimento, também à União das Cooperativas de Chókwè, por constituir um importante elo de ligação entre os associados e os diversos parceiros de cooperação,” disse.Contudo, o nosso entrevistado manifestou a sua preocupação pelo facto de, localmente, ainda não ser possível a colocação do arroz produzido, devido à paralisação da única unidade de processamento que no Chókwè se responsabilizava pela aquisição daquele cereal. Assim, são obrigados a recorrer à província do Maputo. Contudo, a fonte disse estar esperançada em ver o assunto resolvido dentro em breve, através das negociações que a União das Cooperativas vem desenvolvendo com os industriais do ramo para irem ao terreno adquirir o produto.(fonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário