Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 16 de julho de 2010

FUNDO DE INICIATIVA LOCAL É POPULISMO DE GUEBUZA

-Dhlakama considera que a medida foi tomada de forma precipitada e insta governo a acabar com a “ brincadeira”
A iniciativa de se atribuir dinheiro aos governos distritais para, alegadamente, produzirem comida suficiente e promoverem o auto emprego nas comunidades foi uma medida tomada de forma precipitada pelo governo central, a avaliar pelos problemas que se registam actualmente, relacionados com a falta de retorno dos empréstimos.
Aquilo é populismo de Guebuza para ganhar simpatia no seio das populações. Disse.
Segundo Afonso Dhlakama, líder da RENAMO, os conselhos consultivos não estão preparados para garantir uma adequada gestão dos fundos, e, em consequência, a população queixa-se de não estar a beneficiar dos mesmos.
Quem é que, efectivamente, vai criar empresas e resolver os problemas do povo se os próprios administradores e grupos de membros da FRELIMO é que roubam o dinheiro? Questiona Dhlakama, sem entretanto, apontar nomes.
Dhlakama insta o governo moçambicano a acabar com a “brincadeira”, defendendo que a gestão dos Fundos de Investimentos de Iniciativas Locais (FIIL) deveria ser da responsabilidade da banca, entidade a quem competiria todo o processo de concessão dos créditos a indivíduos idóneos.
Falando, ainda, em Nampula, o líder do maior partido da oposição condenou veementemente os actos de xenofobia na vizinha República da Africa do Sul que causaram já a morte de dezenas de cidadãos moçambicanos e desalojamento de centenas de outros.
Mais do que o simples perdão, Afonso Dhlakama exige indemnização às vitimas destes macabros actos protagonizados pelos sul africanos.
É preciso que o governo sul africano assuma a sua responsabilidade porque muitos moçambicanos estavam já empregados. Eu não sou Presidente da República. Apenas sou o líder da oposição, mas exijo, em nome do povo moçambicano, que as vítimas sejam indemnizadas. Disse Dhlakama.
Entretanto, Adelaide Amurrane, do Gabinete da Primeira Dama de Moçambique revelou em Nampula, que a sua instituição acaba de receber do Banco Barclays 50 mil dólares americanos para assistência social às vitimas de xenofobia.
Uma outra importância de 50 mil dólares foi cedida ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) para suportar as despesas de transporte e acomodação das vítimas das barbaridades.
WAMPHULA FAX - 20.06.2008 (fonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário