Pesquisar neste blogue

terça-feira, 27 de julho de 2010

Fundo de Investimento Local “não é um projecto falhado”

– concluiu a Comissão da Administração Pública, Poder Local e Comunicação Social da Assembleia da República, após uma visita de trabalho àquela região Norte do país
Comissão parlamentar admite, no entanto, que não havendo reembolsos dos valores emprestados, outros beneficiários não poderão ter acesso aos fundos

Nampula (Canalmoz) – O Fundo de Investimento de Iniciativa Local (FIIL) alocado aos distritos para apoiar projectos que tenham impacto directo no desenvolvimento das comunidades, “não é um projecto falhado, apesar do fraco reembolso”, considera a Comissão da Administração Pública, Poder Local e Comunicação Social da Assembleia da República. Uma missão de deputados daquela Comissão parlamentar efectuou, recentemente, uma visita de trabalho a Nampula e segundo apurou no terreno, o FIIL, essencialmente virado para os distritos, apesar de algumas críticas, alegadamente, por falta de uma boa gestão, “não é um projecto falhado porque há melhorias significativas na vida das comunidades”.
A deputada da referida Comissão parlamentar, Laquete de Barros, reconhece haver a existência de distritos onde ainda há muito trabalho por se fazer, apesar de já beneficiarem do FIIL. Defende que há locais onde o mesmo fundo cria empresas.
“Por exemplo, no distrito de Balama, em Cabo Delgado, e Ribáuè, aqui em Nampula, assistimos a melhorias na vida das comunidades”, disse Laquete de Barros.
Ela manifestou-se optimista quanto à melhoria da gestão do FIIL, de modo a beneficiar mais comunidades. Lamentou, contudo, o fraco reembolso por parte dos beneficiários. Admitiu também que não havendo reembolsos o processo fica perturbado porque outras comunidades ficam impedidas de receber ajuda.
(Aunício da Silva)
Fonte: Canalmoz, 26/07/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário