Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Tete: Sete milhões dinamizam actividades em Changara

Fonte: Jornal Notícias
30 de Setembro de 2009
Changara, um distrito situado numa região de fome cíclica, no centro da província de Tete, está a registar melhorias nos últimos cinco anos no abastecimento em produtos alimentares básicos, derivando também disso o aumento de áreas de cultivo, o que permitiu a redução do défice alimentar.
Celestino Checanhanza, administrador de Changara, disse que no âmbito do Fundo de Iniciativas Locais, vulgo 7 milhões de meticais, o distrito até ao presente ano já conseguiu criar novos postos de trabalho, empregando 306 pessoas, sendo 223 com contratos de trabalho definitivo e as restantes 83 sazonais.

"O dinheiro que o distrito recebeu serviu para financiar 135 projectos de desenvolvimento comunitário orientados para a produção de comida, criação de emprego e geração de rendimentos, com impacto directo na melhoria das condições de vida da população. Hoje estamos a notar um crescimento do distrito, porque foram abertas novas unidades que geraram emprego, associações de produção agrícola, o que veio salvar o distrito dos efeitos da fome derivados da seca", disse o chefe do governo no distrito.

Para garantir um acompanhamento permanente do processo, o governo local adoptou um sistema de comunicação em que os chefes dos postos administrativos e das localidades estão orientados a incluir nos seus relatórios de prestação de contas mensais, trimestrais, semestrais e anuais, uma informação sobre a aplicação dos sete milhões, destacando o número dos beneficiários, valores creditados, tipo de projectos, impacto produzido, número de pessoas empregadas e o ponto de situação dos reembolsos.

“Da avaliação feita da implementação dos projectos financiados em 2008 e de acordo com os indicadores colhidos pela equipa de monitoria, o nível de execução é satisfatório, muito embora tenham sido registados alguns percalços relacionados com o desvio e má aplicação de fundos protagonizados por alguns beneficiários”, disse.

A maioria dos projectos financiados são sustentáveis, uma vez que se verifica que no final de cada período definido como vida útil do empreendimento nota-se uma tendência de continuidade com as actividades com base nos recursos financeiros acumulados durante os anos da sua implantação.

Em relação às questões levantadas pelos interessados e pela população sobre o maneio dos sete milhões de meticais, o governo de Changara, em coordenação com os membros dos conselhos locais, tem analisado as inquietações das populações, comunicando depois as decisões tomadas aos respectivos chefes dos postos administrativos, chefes das localidades e os líderes comunitários, permitindo, assim, uma interacção positiva da população nos programas que surgem como resultado da aplicação dos sete milhões de meticais. (retirado daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário