Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

População de Mossurize denuncia cobrança de comissões no acesso ao FIIL

06 de Agosto de 2009
A população do distrito de Mossurize, província de Manica, denunciou ontem, ao Chefe do Estado, Armando Guebuza, alegados pagamentos de comissões por parte dos membros do Conselho Consultivo Distrital, para aprovação e atribuição de créditos, no âmbito do Orçamento de Investimento de Iniciativa Local, vulgo sete milhões.Maputo,
Segundo o jornal "Notícias", num comício bastante concorrido na vila de Espungabera, que marcou o fim da sua presidência aberta à província de Manica, os populares pediram ao Presidente da República o aperfeiçoamento dos mecanismos de controlo do fundo, para que não seja apossado por desonestos e, consequentemente, desviado para fins ilícitos, em detrimento dos objectivos para os quais foi criado.

Sem apontar nomes, a população disse que os membros do Conselho Consultivo Distrital têm vindo a condicionar a atribuição do fundo ao pagamento de comissões o que, na sua óptica, dificulta a implementação dos projectos concebidos e afecta o processo de reembolsos.

No comício de Espungabera, populares denunciaram também casos de corrupção e má actuação dos funcionários do Estado na Educação, Polícia de trânsito e noutras instituições públicas, nas quais alguns dirigentes são acusados de apatia e violação dos direitos laborais dos funcionários.

No que toca à Polícia de Trânsito, os agentes em Mossurize são acusados de cobranças ilícitas e aplicação de valores avultados em multas aparentemente fora da lei, tornando insuportável manter uma viatura naquele distrito. Para os populares, é muito mais difícil um moçambicano circular no seu próprio país que no estrangeiro.

Atraso ou falta de salários para os funcionários públicos, sobretudo no sector da Educação, ausência de uma instituição bancária, a falta de ponte sobre o rio Mossurize, a necessidade de asfaltagem ou melhoramento da estrada Dombe-Espungabera, a construção de uma ponte sobre o rio Save e abertura de estrada Chidoco-Massangena para ligação entre os distritos de Machaze, em Manica, e Massangena, em Gaza, a falta de energia eléctrica na sede distrital e a inexistência de telefonia móvel e fixa nos postos de Cacata e Chiuraire são algumas das preocupações apontadas pelos residentes durante o comício.

A preocupação sobre a falta da ponte sobre o rio Save e a respectiva estrada foi apresentada ao Presidente da República por cidadãos idos de Machaze, que disseram a Armando Guebuza que tais infra-estruturas iriam revolucionar o desenvolvimento de Machaze e Massangena, pois facilitariam a circulação de pessoas e bens para Maputo e minimizariam os actuais transtornos de transitar por Muxúnguè, em Sofala, em direcção ao sul do país.

Sobre energia eléctrica, as pessoas que usaram da palavra disseram que o facto de a vila-sede do distrito de Mossurize beneficiar da rede de abastecimento do Zimbabwe transporta consigo muitos transtornos, uma vez que os zimbabweanos fazem cortes constantes à linha de Espungabera, tornando a energia eléctrica naquela vila bastante insustentável e não fiável.

Em resposta às preocupações apresentadas, o Chefe do Estado disse que o Governo existe para resolver os problemas do povo. Acrescentou que todas as questões apresentadas mostram a ânsia que o povo tem de sair o mais rapidamente possível da pobreza e de ver resolvidos os problemas que ainda constituem obstáculos na trajectória rumo ao fim deste mal.(retirado daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário