Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Chefe do Estado fala de problemas de gestão do Fundo de Investimento Local em Inhambane

27 de Agosto de 2008
As baixas taxas de reembolso do dinheiro do Fundo de Investimento Local por parte dos beneficiários deverá merecer nos próximos dias a atenção do Governo, por forma a encontrarem-se estratégias exequíveis para estancar a situação.

O Presidente da República, Armando Guebuza, disse, terça-feira, à sua chegada à província de Inhambane que o Executivo deverá transformar a situação num dos desafios para assegurar uma gestão transparente do dinheiro e garantir a sua devolução para a estratégia de produção de comida para vencer a fome.

Acrescenta o jornal "Notícias" que falando a jornalistas no distrito de Mabote, no início da sua Presidência Aberta à província de Inhambane, Armando Guebuza afirmou que os problemas que surgem da gestão dos sete milhões devem ser encarados com naturalidade e partir-se para a sua solução, porque a participação das comunidades nas tarefas da luta contra a fome, bem como da cidadania, fazem parte da estratégia da luta contra a pobreza, não havendo, por isso, lugar para reduzir a velocidade das nossas acções.

A província de Inhambane apresenta neste momento cerca de cinco por cento de taxa de reembolso do dinheiro alocado no ano passado para financiar 169 projectos de desenvolvimento nos distritos, num orçamento que ronda os 90 milhões de meticais. As autoridades locais justificam tão fraco nível de reembolso com o facto de se registarem atrasos ou problemas de comercialização agrícola, pois muitos camponeses que receberam o dinheiro produziram o suficiente para a sua alimentação e para vender parte da produção para iniciar a devolução do financiamento.

Armando Guebuza não avançou as medidas que serão tomadas para impulsionar o rápido reembolso do dinheiro, todavia anotou que as autoridades administrativas locais deverão avançar com estratégias para chamar à responsabilidade os beneficiários, para que honrem os compromissos assumidos aquando da recepção do dinheiro.

O Governo distrital de Mabote já adoptou o sistema de penhora de alguns bens pertencentes a cidadãos que demonstram falta de vontade de devolver o dinheiro.

Dirigindo-se à população de Mabote, o Presidente da República disse que a "revolução verde" e o Fundo de Investimento Local são instrumentos fundamentais adoptados pelo Governo para a produção de comida e combate à pobreza. Nesse sentido, há necessidade da participação de todos para o sucesso do programa. O fundamental é, primeiro, acreditar que a pobreza pode acabar, tal como outros males que fustigaram o país ao longo da sua história.

Armando Guebuza escala esta quarta-feira o distrito de Inhassoro, onde deverá reunir-se com o Governo e o Conselho Consultivo locais, para medir o nível de implementação do programa de produção de comida. Neste ponto costeiro da província de Inhambane, o Chefe do Estado vai visitar alguns projectos financiados pelo Fundo de Investimento Local.

Quinta-feira, o Presidente da República vai inaugurar a linha de transporte de energia eléctrica da rede nacional para o distrito de Massinga, rumando depois para Jangamo. (retirado daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário