Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Criadoras de frango sem mercado em Namapa

Maputo, Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2010:: Notícias

UM grupo de oito mulheres, organizadas numa associação, residentes na vila sede distrital de Namapa, distrito de Eráti, na província de Nampula, que está desde o ano de 2006 a criar aves para o abate, depois de ter submetido o seu projecto no âmbito do OIIL na rubrica de geração de renda, confronta-se com problemas sérios para vender a sua produção por falta de clientes. Actualmente aquele grupo denominado Associação de Mulheres Organizadas de Namapa tem no seu aviário cerca de 200 pintos e 500 outros frangos prontos para a venda pública.

De acordo Maria Jorge, uma das associadas, para execução daquele empreendimento avícola a sua agremiação recebeu do Conselho Consultivo Distrital naquele ano uma verba no valor de 140 mil Meticais que está a ser amortizada, depois da revenda dos frangos, faltando apenas cerca de 40 mil para devolver ao Fundo do Orçamento de Investimento das Iniciativas Locais.

“A falta de mercado para a nossa produção tem sido um dos grandes problemas com que nos confrontamos, pois depois dos frangos estarem prontos para a venda, somos obrigados a ficar nalguns vezes um a dois meses com os animais o que em certa medida nos é prejudicial”, lamentou Maria Jorge.

Aliado a este facto, a nossa interlocutora indicou ainda o facto de a ração para alimentar os pintos e frangos estar a subir de preço devido ao facto da sua aquisição ser possível presentemente apenas na cidade de Nampula e, que por via disso, necessitarem de pagar o valor de transporte.

Para melhorar o funcionamento e aumentar a produção daquela agremiação, que apenas congrega mulheres, os membros vão passar num futuro breve, a pagar as respectivas quotizações, situação que não acontece desde que foi fundada em 2006. “Este é uma das formas de vermos a nossa associação a crescer aqui em Namapa”, disse Maria Jorge. (retirado daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário