Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Falta de monitoria compromete desenvolvimento de projectos

Escrito por Wamphula Fax Quinta, 14 Outubro 2010 11:22

No distrito costeiro de Nacala-a-Velha alguns projectos criados e implementados através dos Fundos de Desenvolvimento Distrital (FDD) estão a fracassar, devido, fundamentalmente, à falta de acompanhamento, por parte das autoridades governamentais locais.

Alguns beneficiários desses fundos notificaram essa situação ao governador de Nampula, Felismino Tocoli, na sua recente visita àquele distrito, o qual apelou à observância escrupulosa deste aspecto na execução dos projectos.

Durante o encontro, o governador ficou a saber que, por exemplo, numa zona do posto administrativo de Covó, alguns associados depois de terem sido financiados através daqueles fundos e um número não especificado de cabeças de gado bovino, presentemente esses animais estão a morrer por falta de acompanhamento, sobretudo da assistência técnica e sanitária.

Por exemplo, nós não temos apoio nenhum, pelo menos na compra de medicamentos, principalmente vacinas para o tratamento dos animais. Na zona onde estamos não há água e este é um dos factores que contribui para a morte do nosso gado. Sendo assim, é difícil termos rendimentos que nos possam permitir pagar a dívida, disse um elemento da associação.

Marcelino Catorze, um dos mutuários do Fundo de Desenvolvimento Distrital, disse que, no começo, o seu projecto de criação de galinhas andava muito bem, só que de há algum tempo para cá, ele está a ter grandes dificuldades relacionadas com a falta de vacinas, pois que, as galinhas estão a morrer por falta de assistência sanitária.

Os projectos das indústrias moageiras são outros que estão a fracassar no distrito de Nacala-a-Velha, por falta de acompanhamento.

Segundo foi referido na ocasião, algumas moageiras encontram-se paradas por estarem avariadas. O agravante é que há aquelas que se encontram instaladas numa zona em que são muito necessárias para os residentes.

Todavia, para os que compram carros para o transporte semi-colectivo de passageiros ou tractores para lavoura, através destes fundos, há, igualmente, dificuldades de garantia de manutenção de equipamento por parte dos vendedores bem como o mau estado de circulação das estradas para aqueles que fazem aquele tipo de transportes.

Depois de ter ouvido todas as preocupações dos mutuários dos Fundos de Desenvolvimento Distrital, o governador de Nampula salientou que, na concessão destes fundos às pessoas que os solicitam para desenvolver uma actividade sustentável, é necessário que se observem certos aspectos que são muito importante para o sucesso desses projectos, nomeadamente acompanhamento e copncessão dos valores pedidos em função do volume de investimento.

Tem que haver responsabilidade parte do governo de fazer acompanhamento da execução dos projectos. Em qualquer insucesso desses projectos quem fica a perder é o governo. Quando, por exemplo, uma vaca morre e o mutuário não devolve nenhuma o governo é que perde. A boa gestão dos projectos significa também responsabilidade, frisou.

Contudo, um informe do governo do distrito de Nacala-a-Velha destaca o facto de aquele ponto do país estar a registar um ritmo satisfatório no que concerne ao reembolso do dinheiro emprestado, podendo ser considerado como um dos exemplos nesta matéria na província de Nampula. (retirado daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário