Pesquisar neste blogue

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Governo aloca 140 milhões mt para redução da pobreza urbana

A medida enquadra-se no pacote dos chamados sete milhões de meticais destinados ao desenvolvimento de iniciativas locais. Nos próximos tempos, o valor será incrementado para mais municípios.
Um total de 140 milhões de meticais é o valor a ser alocado pelo Governo, próximo ano, a apenas 11 municípios das 11 capitais provinciais do país.

A medida tem em vista a redução da pobreza urbana e enquadra-se no pacote dos chamados sete milhões de meticais destinados ao desenvolvimento de iniciativas locais.

Nos próximos tempos, o valor será incrementado e alargado para mais municípios do país, que não beneficiam destes fundos.

Os fundos estarão sob gestão dos distritos municipais e, de acordo com o programa estratégico para a redução da pobreza urbana, foram eleitos dois principais objectivos, designadamente, o aumento das oportunidades de emprego e a melhoria da produção nas chamadas cinturas verdes das cidades.

O programa estratégico para a redução da pobreza urbana visa abranger as populações das zonas urbanas que, tal como nas zonas rurais, enfrentam dificuldades no seu dia-a-dia, no tocante ao desenvolvimento das suas actividades.

De acordo com o director nacional substituto de Estudos e Análise de políticas no Ministério da Planificação e Desenvolvimento, MPD, Fausto Mafambisse, ainda não foi definido o critério para a alocação dos valores.

Refira-se que a pobreza urbana, ainda se mantém a níveis elevados no país. Dados disponíveis sobre a pobreza urbana indicam uma redução de 62 para 51,5 por cento, entre o ano de 1997 e 2003, que foi inferior à redução na pobreza rural, de 71,3 para 55,3 por cento, no período em análise.

Conforme a proposta do programa estratégico para a redução da pobreza urbana, a desigualdade ao acesso a serviços básicos é superior nas zonas urbanas que nas zonas rurais. O mesmo documento aponta que a população urbana pobre é bastante vulnerável à oscilação de preços de produtos alimentares e outros serviços.

Actualmente, os sete milhões de meticais têm sido alocados para o desenvolvimento dos distritos. Dados disponíveis indicam que, em 2009, foi disponibilizado um pacote de 1 430 milhões de meticais para todos os 128 distritos, valor que cresceu para 1 806 milhões de meticais no presente ano.(retirado daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário